Estado investiga possíveis aplicações de doses trocadas contra a Covid-19

Nos primeiros quatro meses de campanha de vacinação contra a Covid-19, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) recebeu 68 ocorrências de pessoas que podem ter sido vacinadas com duas doses de imunizantes diferentes. Na Zona da Mata e Campo das Vertentes, as notificações foram registradas em Barbacena (1), Ervália (1), Olaria (1), Espera Feliz (1), Juiz de Fora (1) e Ubá (1).

Em nota, a Prefeitura de Barbacena esclareceu que não recebeu nenhuma notificação oficial que confirmasse o fato. Confira a nota na íntegra:

“A Secretaria Municipal de Saúde (Sesap), esclarece que, em relação à notícia veiculada sobre possíveis aplicações de doses trocadas da vacina contra à Covid-19, não recebeu nenhuma notificação oficial que confirmasse o fato. É importante ressaltar que é feito um rígido controle da vacinação, com processos de triagem de documentos e dados pelos profissionais de enfermagem que atuam nos dias de vacinação, antes da aplicação da vacina. Ainda assim, a Sesap vai apurar rigorosamente a veracidade da informação”.

A Prefeitura de Juiz de Fora também informou por meio de nota, que acompanha os referidos casos e mantém a investigação de outros possíveis que possam ter ocorrido em Minas Gerais.

Ainda conforme a pasta, segundo o Plano Nacional de Imunização (PNI), os casos de pessoas vacinadas de maneira inadvertida com duas vacinas de fabricantes diferentes deverão ser notificados como erro de imunização no e-SUS Notifica.

“Todos os casos devem ser acompanhados por um médico para avaliação individual com relação ao eventual desenvolvimento de eventos adversos. Neste momento, não se recomenda a administração de doses adicionais de vacinas contra a Covid-19”, finalizou a nota.