Estado promove campanha de conscientização de combate ao fumo

O tabagismo é a dependência física à nicotina, e causa aproximadamente 50 doenças diferentes. Para conscientizar a população sobre os malefícios vindos do hábito de fumar, os benefícios e as estratégias ao se parar de usar a substância, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) publica, nesta semana, uma série temática sobre o Dia Nacional de Combate ao Fumo (29/8). As publicações estarão disponíveis no portal da Saúde (www.saude.mg.gov.br) e nas redes sociais da secretaria (@saudemg).

No Brasil são cerca de 200 mil mortes anuais pelo consumo excessivo da nicotina.

Parei de fumar, e agora?

Após a decisão de parar de fumar, é importante seguir algumas recomendações. É fundamental fazer alguma atividade que lhe traga prazer, mas que não esteja associada ao hábito de fumar. Adote pequenas atitudes que ajudam a diminuir a vontade como chupar gelo, escovar os dentes constantemente, beber água gelada ou comer uma fruta.

Síndrome da abstinência 

A síndrome de abstinência é causada pela dependência física à substância presente no tabaco, a nicotina.  Assim, podem aparecer sintomas como cefaléia, tonturas, irritabilidade, fissuras, entre outros. No entanto, esse processo é normal. O organismo está passando por um restabelecimento para condições normais e saudáveis e isso acontecerá por um período, sendo os três primeiros dias mais difíceis, mas, depois os sintomas vão perdendo intensidade lentamente, até não ocorrerem mais.

Benefícios

Ao adotar hábitos mais saudáveis e ao abandonar o tabaco, os benefícios para a saúde são vários. Fumantes que pararam, mesmo em idade avançada, aumentam sua expectativa de vida. Conheça as vantagens:

– Após 20 minutos, a pressão sanguínea e a pulsação voltam ao normal.

– Após 8 horas, o nível de oxigênio no sangue se normaliza.

– Após 24 horas, os pulmões já funcionam melhor.

– Após 48 horas, o olfato e o paladar melhoram.

– Após 72 horas, a respiração torna-se mais fácil.

– Após 2-12 semanas, ocorre melhora da circulação. Caminhar e exercitar-se fica mais fácil

– Após 3-9 meses, aumenta a eficiência pulmonar.

– Após 5 anos, o risco de morte por infarto do miocárdio é reduzido a cerca da metade.

– Após 10 anos, o risco de câncer de pulmão é reduzido pela metade.

– Benefício econômico.

Fonte: Agência Minas