Ontem, no dia 1º de dezembro de 2020, a Escola Estadual Professor Soares Ferreira, nome que faz homenagem ao Professor José Cypriano Soares Ferreira, completou 130 anos.
Segundo o Diretor do colégio, Diego Luis, pelo fato de ter sido uma das primeiras escolas criadas na região, o nome do Colégio Estadual tem grande importância na cidade de Barbacena e toda a região. “Gostaria de dar parabéns a todos os ex-alunos, ex-professores e ex-diretores e aos atuais alunos e professores pela força em meio à pandemia. Gostaria de desejar parabéns a todos os nomes que passaram pela escola”, declarou.
A programação de festividade de aniversário do Estadual teve início ontem, com a live “130 Anos Estadual”. Hoje, haverá uma missa em Ação de Graças às 19h. Amanhã, dia 3, será realizada a divulgação dos vídeos de alunos e ex-alunos em homenagem ao aniversário e na sexta-feira, (4), acontece a cerimônia de encerramento. Todos os eventos serão transmitidos no Facebook oficial da escola: https://www.facebook.com/soares.ferreira.37625.
Conheça a história da Escola Estadual Professor Soares Ferreira
A Escola Estadual “Professor Soares Ferreira” foi criada em 1° de dezembro de 1890, com o nome de Gymnásio Mineiro, tendo por modelo o Ginásio Nacional, hoje Dom Pedro II, no Rio de Janeiro. O objetivo, na época, era preparar a juventude para a matrícula em academias e cursos superiores da República.
A escolha de Barbacena para a sede do internato ocorreu devido, à oferta do prédio, mobília e terrenos anexados pela Sociedade Mineira, com a cláusula de se fundar e manter aqui uma casa de ensino. Entre os diretores responsáveis por esse ato, destacamos: Visconde de Carandaí (Belizário Augusto de Oliveira); Dr. Antônio Carlos Ribeiro de Andrada; Dr. Artur Carneiro de Machado; Dr. Virgílio Martins de Melo Franco e o Major Francisco de Paula Vaz. O Dr. Virgílio tornou-se o primeiro reitor do Gymnásio Mineiro instalado no prédio onde funciona atualmente a Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAr).
No dia, 17 de março de 1938, um Decreto-Lei do presidente da República, Dr. Getúlio Vargas, autoriza o funcionamento do Gymnásio Mineiro, como Colégio Estadual de Barbacena.
Em 14 de fevereiro de 1949, suas dependências foram cedidas ao Governo Federal para a instalação da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAr). O Colégio passa, então, a atender na Praça Conde de Prados, por gentileza do Sr. Chaquib Itar Sad, proprietário do prédio, hoje demolido.
Em, 1959, foi construído e inaugurado o edifício da Rua Baronesa Maria Rosa, onde funciona a escola até os dias atuais. Neste mesmo ano, recebe a denominação de Colégio Estadual Professor Soares Ferreira, em homenagem a José Cypriano Soares Ferreira, poeta e professor de português do Gymnásio Mineiro.
Pela Resolução 810/74, publicada no Minas Gerais de 6 de julho de 1974, o Colégio passou à denominação de Escola Estadual Professor Soares Ferreira, de 1º e 2º graus, assim conhecida até hoje, carinhosamente chamada por seus alunos e ex-alunos de “Estadual”.
Atualmente, a escola é dirigida pelo Professor Diego Luis da Silva e oferece Ensino Fundamental (de 6º ao 9º ano), Ensino Médio e EJA (Educação de Jovens e Adultos), atendendo, aproximadamente, 900 alunos, divididos em três turnos.