O Núcleo de Ensino Pesquisa e Extensão em Economia (NEPE), da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), divulgou o Informativo número 21, que se refere ao acompanhamento da evolução do número de casos da Covid-19 nas microrregiões de Barbacena, São João Del-Rei e Lavras.
As três cidades são as mais populosas da região das Vertentes e apresentam aceleração do contágio, segundo a média móvel de casos confirmados. Pela segunda semana, o município de Barbacena apresenta uma aceleração com média móvel de 14,43 casos por dia.
A maior média móvel de novos casos e contágio é apresentada em São João Del-Rei, com o número de 20,7 casos por dia e que representa uma elevação de 18%. Lavras é a cidade que obteve o menor número e registra uma redução no número de contágios, a média móvel é de 3,14 casos por dia.
As cidades de Lagoa Dourada, Tiradentes, São João Del-Rei, Barroso e Prados são as que estão em maior alerta.
Entenda como funciona a Média Móvel
Este informativo é um indicador de como a pandemia se propaga. Os número são obtidos de acordo com a média de novos casos dos últimos sete dias e há a comparação da média móvel com 14 dias atrás, assim é fornecido a tendência de contágio de cada cidade. Abaixo a relação dos número:
Maior que 15 % – Tendência de aceleração no ritmo de contágio;
Entre – 15% e 15% – Tendência de estabilização no ritmo de contágio;
Menor que -15 % – Tendência de redução no ritmo de contágio.