Dedicação, esforço e garra é o que move o lutador de Muay Thai, o adolescente de 15 anos, Ygor Antônio Bazzarela. Ele iniciou sua jornada aos 12 anos e está indo em busca do quinto título no próximo mês, no Campeonato Mineiro de KickBoxing.
Em entrevista para o Portal BarbacenaTem, ele e o treinador, Leehaney Henrique Marçal, 24 anos, contaram sobre a sua trajetória e a preparação para o campeonato. Com muita disciplina e regras, Ygor precisa ter foco na alimentação e nos treinos intensos, que são realizados até 10 vezes por semana. “Para esta próxima competição será necessário modificar toda a forma de luta do Ygor, são detalhes específicos e técnicos”, disse o treinador.
Leehaney conta ainda que seu atleta é dedicado e desde o começo já apresentava os requisitos para ser um grande campeão. “Ele chegou na minha academia e eu não sabia o que fazer, era uma criança ainda. Os adultos iam parando e ele sempre continuando com os treinos intensos. Digo que ele é uma criança que treina igual adulto”, conta. A primeira luta que Ygor participou e saiu como campeão foi no Campeonato Galpão da Luta, em 2018, a qual teve pouco de tempo preparação e mesmo assim ganhou por todo seu esforço e de seu treinador.
Além do apoio técnico, o atleta também conta com todo o suporte e incentivo da sua família e amigos. Por ser um esporte não tão reconhecido na cidade é difícil conseguir patrocínio para os campeonatos, onde muitas vezes são os familiares e amigos que ajudam financeiramente ou com equipamentos. Outro ponto que a família ressalta são os estudos. “Eu tenho o horário de estudos e treinos. Eu consigo conciliar os dois e separar meus horários”, explica Ygor.
Seu treinador, que tem no currículo mais de 65 lutas, seis títulos como campeão e participação no World Lethwei Championship, realizado na Tailândia ano passado, cobra bastante disciplina e foco do Ygor. “Eu cobro, eu corrijo, eu brigo e o que for necessário para ajudar ele. Pode ser um campeonato que for, mas vou treiná-lo como se fosse para o mundial”, conta Leehaney.
O vereador Paulinho do Gás, presente durante a entrevista e apoiador dos esportes na cidade, parabenizou o atleta e toda a trajetória da equipe. “Parabéns, Ygor, pela trajetória e acredito que não seja fácil. Estamos aqui para ajudar no que for possível e expandir na cidade. Independente da modalidade o nosso intuito como gestor público é apoiar o esporte para contribuir na formação do cidadão, quando se coloca um jovem para praticar esportes a gente tira ele das drogas e das ruas”, relata o vereador.
Perguntado sobre seu futuro, Ygor é objetivo e rápido na resposta e sem sombra de dúvidas é continuar lutando. Mesmo com os todos percalços o adolescente, que possui toda uma rede de apoio, nunca desistiu e está sempre se desafiando para ir além. “É isso que eu quero para a minha vida, eu respiro muay thai”, conclui o atleta.