Ex-diretora da APAE de Barbacena, Léa Paolucci Cascapera, falece aos 97 anos

Léa Paolucci Cascapera faleceu na tarde desta terça-feira (13) aos 97 anos. Entre outros feitos, Léa foi uma das fundadoras da APAE de Barbacena nos anos 1960. O velório será nesta quarta-feira (14), das 9h às 15h, na Câmara Municipal de Barbacena.

Dona Léa é amplamente reconhecida por ser uma das pioneiras no trabalho de inclusão e reabilitação de pessoas com necessidades especiais. Em 1962, junto com seus parceiros Ítalo Sogno e Túlio Octávio de Araújo Lima, ela criou a Associação Barbacenense de Assistência aos Excepcionais (Abae), que hoje é chamada de Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Barbacena (Apae de Barbacena).

A Apae Barbacena surgiu apenas 8 anos após a primeira Apae ser criada no Brasil, com sede no Rio de Janeiro, em 1954. Além disso, os fundadores da Apae em Barbacena tiveram participação na Assembleia Geral da Federação Nacional das Apaes (Fenapaes) em 1963 e contribuíram para que a entidade tivesse o reconhecimento que tem hoje.

Um de seus amigos, Eric Terzi , descreve Dona Léa como “um ser humano da melhor qualidade, uma mulher muito à frente do seu tempo. Fez de seu trabalho, uma missão de vida”.