Exagerei na ceia, e agora?

Depois da fartura na ceia de Natal, a sensação nos dias seguintes, às vezes, é a de arrependimento, culpa. “Não deveria ter comido tanto” é uma frase33 comumente ouvida depois das festas, especialmente nesta época do ano. Cair em tentação e cometer excessos diante de uma mesa farta são hábitos que se repetem a cada ceia de Natal. Se você é uma das pessoas que exagerou na dose e não quer ver mais comida ou bebida pela frente, fique tranquilo. A Nutricionista Livia Botelho revelou dicas importantes para evitar problemas e se “desintoxicar”. 

Segundo a nutricionista, o primeiro passo é saber voltar à rotina. Lívia conta ser  importante beber bastante água para ajudar na eliminação do excesso das toxinas que eventualmente possam ter sido consumidas. “Existem até alguns chás que são diuréticos que auxiliam nesta eliminação do excesso de água que ficou retido. Tem chá de hibisco, cavalinha, casca de abacaxi, por exemplo.” 

Lívia conta ainda que existem alguns chás digestivos que podem auxiliar, principalmente, nos dias seguintes. “Chá de capim cidreira, boldo, hortelã, de carqueja e de gengibre. Lembrando que os chás existem algumas contraindicações, então é sempre importante ter auxílio de um profissional”, alerta. 

Algumas famílias também têm o hábito de fazer ceia no Ano Novo. A nutricionista orienta que alguns cuidados também devem ser tomados. “Se a gente for pensar, existem alguns alimentos da ceia que são consideráveis saudáveis, por exemplo as carnes, como o lombo, as aves assadas, que são alimentos mais próximos do natural. E claro, utilizando o máximo de tempero natural, como ervas, evitando industrializados. Também é recomendado usar e abusar das frutas dessa época, como por exemplo ameixa, cereja, damasco, lichia, uva”, conclui. 

Fonte: Correio da Serra / Jornalismo 93 FM