Exclusivo: Mais de 90 nomes de servidores em Barbacena aparecem na lista que será alvo de CPI dos “Fura-fila”

Não se pode afirmar que os referidos funcionários públicos furaram a fila de vacinação, pois os mesmos podem se enquadrar nas exigências de prioridades

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) recebeu na noite desta quarta-feira (17) e liberou para a imprensa uma nova lista com mais de 1,8 mil trabalhadores da área da saúde que foram vacinados contra a Covid-19 no interior de Minas Gerais. No documento estão presentes nomes de 96 servidores de Barbacena.

Ainda não se sabe se todos ou parte desses funcionários públicos furaram a fila da imunização. O documento será analisado pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da ALMG para apurar as denúncias de fura-fila. Ao todo, são 1.852 nomes, acompanhados da Unidade Regional de Saúde responsável, lotação e motivo pelo qual a pessoa foi imunizada. As justificativas vão desde “acima de 60 anos”, passando por “Contato com o público”, “almoxarifados”, “trabalho presencial” e até “teletrabalho” (home office).

Na nota da secretaria, só podem ter recebido a vacina servidores que trabalham na Rede de Frio Estadual, nas Centrais Regionais de Regulação Assistencial, Farmácia de Minas e almoxarifado para garantir o funcionamento desses serviços.

Também podem ter recebido as vacinas os grupos de: trabalhadores que necessitam ir a campo garantindo que as ações sejam executadas nos territórios, principalmente os municípios em situação crítica para a Covid-19; e, trabalhadores que precisam executar suas atividades presenciais para reduzir o risco de disseminação da doença e provocar, como consequência, um surto da doença.

De acordo com a Assessoria de Comunicação Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Barbacena, o que está sendo feito em relação ao caso está no âmbito do nível central da SES. Sendo assim, a SRS segue as mesmas normas. Porém, em nota a Secretaria Estadual de Saúde (SES) diz que cada prefeitura “é responsável por operacionalizar sua campanha de vacinação”. Ou seja, a vacinação de servidores de uma superintendência regional depende do município onde ela está localizada.

Veja a lista completa dos servidores vacinas em todo o Estado, clique aqui.