As novas tecnologias de comunicação geraram uma revolução. O consumidor passivo, que apenas recebia a mensagem, deu lugar ao consumidor crítico, participativo e exigente. O uso das mídias sociais por parte das organizações vem cada dia mais ganhando força e espaço no cenário de marketing.
Dentro deste novo universo, destacam-se as redes sociais, onde os consumidores interagem com as marcas e entre si, expondo suas opiniões e experiências, e acabam sendo influenciados de diversas maneiras, das quais se destaca a figura do digital influencer. Mas quem é o influenciador digital?
Fernanda Baeta, influencer barbacenense, que dirige a conta @sonhodelar23 no instagram, explica que o influenciador é uma ponte entre empresas e seu público. “Nossos seguidores estão todos os dias prestando atenção no que a gente fala, no que a gente faz, e é uma forma muito importante que as empresas têm para divulgar o seu produto”. Ela também comenta que todos são influenciadores de alguma forma, a partir do momento que você tem uma rede social e usa a plataforma para indicar produtos que você gostou e tem um impacto, por menor que seja, você já está influenciando outras pessoas.
Fernanda conta que entrou no ramo de forma inesperada: “Eu acredito que a minha história realmente mexeu com muitas pessoas porque eu divulgo a rotina de morar em uma casa em construção. Então eu mostro meu dia a dia, os desafios, os perrengues. Eu mostro a vida como ela é”. Uma de suas percepções é o grande impacto que um digital influencer tem nos consumidores, uma vez que esses conseguem levar um produto até o público de forma mais rápida.
Não apenas o público dos influenciadores está crescendo, mas também o reconhecimento das empresas, que antes não enxergavam um propósito para os influenciadores e agora percebem seu potencial. Fernanda ainda deixa uma dica para as empresas: “É preciso muito cuidado na hora de escolher um influenciador, porque você estará vinculando sua marca ao nome de uma outra pessoa. É importante escolher uma pessoa que tenha um nicho parecido com o que você quer vender e divulgar. Isso é importante e faz muita diferença com os resultados.”
Para encontrar um bom influenciador é necessário saber sobre o engajamento da conta: “Não basta ter número de seguidores, mas sim ter um bom engajamento, com curtidas, comentários e compartilhamentos. É isso que as empresas buscam hoje”, explica Fernanda. Além disso, ela destaca que as redes sociais afetam as pessoas tanto de forma positiva quanto negativa, porém: “Existem muitas pessoas que conseguem crescer no Instagram motivando outras pessoas e ajudando elas”.
Fonte: Correio da Serra / Jornalismo 93 FM