O fim de semana na Zona da Mata e Campo das Vertentes será marcado pela formação de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que se configura na formação de um corredor de umidade entre as regiões Norte e Central do Brasil.
A ZCAS junto à termodinâmica contribui para a instabilidade do tempo, segundo a climatologista Alcione Wagner, e contribui para a formação de nuvens carregadas sobre a Zona da Mata e Vertentes.
Para o domingo (20) a condição não será diferente, a contribuição de um cavado em conjunto com a ZCAS irá favorecer as queda potencial de chuvas intensas e acumulados elevados para o fim de semana.
Ainda de acordo com a especialista, municípios das regiões podem registrar em média 100 mm a 120 mm nos próximos dias com possibilidade de chuvas fortes, raios e rajadas de vento.
As temperaturas médias devem ficar entre 14 °C e 28 °C e a umidade relativa do ar entre 60% e 100%, com a porcentagem maior registrada no período da manhã.