Apesar de muitas pessoas verem a fofoca com maus olhos, uma pesquisa publicada na Philosophical Transactions of the Royal Society B Biological Sciences indica que esse é um hábito saudável. Segundo os cientistas, a fofoca pode ser uma boa forma de testar o quanto uma pessoa é confiável, por exemplo.
Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores utilizaram um modelo matemático simulando um triângulo. A base é composta pelo fofoqueiro e por quem escuta a fofoca, enquanto o topo é a representação da pessoa que é alvo da fofoca.
A partir deste modelo, foram exploradas quatro diferentes tipos de interação para capturar as repercussões da fofoca. Foi possível observar que as fofocas eram mais verdadeiras quando todas as partes compartilhavam um mesmo objetivo. Porém, se os objetivos eram diferentes, os fofoqueiros costumavam mentir mais.
Os pesquisadores alertam que esse modelo é apenas teórico, então, não são capazes de refletir a complexidade das interações sociais. Mesmo assim, a pesquisa demonstra que a fofoca pode ser verdadeira ou mentirosa dependendo da situação e de como convém do fofoqueiro.
Fonte: Terra