Um fotógrafo de 26 anos decidiu capturar, com suas lentes, o “sorriso nos olhos” de desconhecidos que encontrava na rua usando máscaras de proteção facial, durante o período de pandemia.
Bruno Matteo atua como fotógrafo há três anos. Ele, que atualmente vive em Santos, no litoral paulista, conta que a ideia de criar um projeto onde registraria pessoas, até então desconhecidas, sorrindo – mesmo usando máscaras e cobrindo boa parte do rosto – surgiu da angústia que viu em parte da população durante o período de isolamento social.
“Vi muitas pessoas preocupadas, tristes, angustiadas, sem rumo a tomar e se entregando. Mas, também encontrei muita gente com sorriso nos olhos, com esperança e fé de que as coisas vão dar certo. Resolvi registrar essas pessoas para passar a mensagem de otimismo, de que as coisas vão melhorar”, explica.
A única característica em comum nas pessoas fotografadas é a máscara, garante Bruno. “São pessoas que eu encontrei no meu cotidiano. Usar máscara é demonstrar empatia com o próximo, é uma manifestação de amor e afeto, um respeito à vida”.
As imagens, registradas em diversas cidades por onde o fotógrafo precisou passar durante os últimos meses, devem ser expostas em breve. “Mas ainda não é o momento”, diz, devido às medidas de restrição de circulação e ao distanciamento social necessário neste período.
FONTE: G1