Conecte-se conosco

Destaque

Fundação João Pinheiro oferece assessoria técnica gratuita a municípios

Publicado

em

A  Fundação João Pinheiro (FJP) recebe até 13 de maio inscrições de municípios mineiros interessados em receber assessoria técnica gratuita em diversas áreas da administração pública por meio do Programa de Internato em Administração e Gestão Municipal (Prinagem).

A atividade de extensão universitária designa alunos do curso de graduação em Administração Pública da FJP para atuarem com, a colaboração dos agentes públicos municipais, em áreas como orçamento e finanças, gestão de pessoas, licitação e compras, planejamento, avaliação de políticas públicas e logística, entre outras.

A 11ª edição do Prinagem está marcada para o período de 12 de julho a 6 de agosto de 2021. O trabalho de assessoramento será totalmente desenvolvido de forma remota, sob a supervisão de professores da Escola de Governo da FJP e em parceria com a Universidade Federal de Lavras (Ufla).

“Sabemos que o primeiro ano de gestão após as eleições municipais é de muitas expectativas e de muito trabalho. Consideramos que a aproximação das prefeituras com as instituições de ensino superior pode ser um caminho frutífero para a melhoria da gestão municipal”, observa a gerente de Extensão e Relações Institucionais da Escola de Governo da FJP, Beatrice Oliveira.

Os municípios interessados em receber o assessoramento devem preencher o formulário disponível no endereço https://forms.gle/v6u4nCuZxGBDGmax8.

Prinagem

O Programa de Internato em Administração e Gestão Municipal (Prinagem) começou em 2016 com a proposta de oferecer aos alunos do curso de graduação em administração pública uma atividade de extensão universitária que possibilitasse vivenciar a dinâmica da gestão municipal, aprender com os servidores das cidades e contribuir para a melhoria dos processos e políticas públicas nos municípios de Minas Gerais. Até o momento, já foram realizadas dez edições, com participação de189 alunos e assessoramento técnico a 75 municípios de todas as regiões mineiras.

Em novembro de 2019, o Prinagem foi um dos vencedores do 23º Concurso de Inovação no Setor Público, organizado pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), validando a iniciativa como uma estratégia relevante de fortalecimento das gestões municipais e de contribuição para o processo de formação complementar dos estudantes.

Fonte: Agência Minas

Continue Lendo

Destaque

“União e Igualdade”: Aline Ferreira, primeira mulher presidente da OAB de Barbacena, fala sobre sua vitória

Publicado

em

Por

A força da mulher está presente na terceira subseção da OAB de Barbacena, isso porque na eleição realizada no último sábado, (27), foram eleitas pela chapa “União e Igualdade”, as advogadas: Aline Ferreira da Silva Machado, para presidente, e para vice, Camila Coimbra. Foram 316 votos para a chapa vencedora, contra 141 da chapa concorrente encabeçada pelo advogado Rodrigo Macedo. Aline, a primeira mulher a comandar a OAB de Barbacena é formada em direito pela Unipac e se destaca por sua capacidade profissional e profundo conhecimento jurídico. 

A nova presidente da OAB de Barbacena fala de sua alegria e compromisso com a classe: “Pra mim é uma honra muito grande ter sido eleita a primeira mulher advogada da terceira subseção da OAB Barbacena, porque essa vitória representa não só uma quebra de paradigmas dentro da OAB, mas da sociedade como um todo.”

Aline destacou que os advogados não estão sendo tão respeitados quanto deveriam e como consequência, uma de suas propostas é trabalhar pela valorização da classe, para que não apenas as instituições jurídicas, mas também a sociedade como um todo, compreenda a importância do papel do advogado. 

Sobre seus planos de diretoria, Aline conta: “Um dos principais planos da nossa diretoria, para o triênio que se inicia em 2022, é estreitar os laços com o poder judiciário e demais instituições como: INSS, Receita Federal, Estadual e do Município no que tange o recebimento de alvarás. E também zelar pelas prerrogativas dos advogados, que merecem exercer advocacia com autonomia e independência. Sem esquecer também das necessidades da jovem advocacia e dos advogados seniores”. 

Ela ainda afirma que: ”Como apoiadores da chapa, também eleita em Belo Horizonte, Renova OAB encabeçada pelo Doutor Sérgio Leonardo, fortalecermos os laços da nosso subseção com a seccional mineira e isso certamente trará benefícios para a advocacia Barbacenense, tais como repasse de verbas e o acesso aos cursos da ESA para toda a classe.”, conclui. 

Continue Lendo

+ Acessadas da Semana