Na noite desta quarta-feira (19), por volta de 18h30 aconteceu um incêndio na estrutura de um ginásio de futebol denominado “Tapetão”, no bairro Boa Vista, em Barbacena.
O incêndio foi desencadeado em um isopainel que ficava posicionada atrás de uma das traves da quadra, próxima a uma área do restaurante do ginásio.
Um dos homens que estava no local afirmou que as traves estavam passando por um processo de solda que terminou por volta de 18 horas. Cerca de dez minutos depois ele estava ministrando aula de futebol society para 13 crianças, quando visualizou um princípio de incêndio atrás de uma das traves da quadra.
Imediatamente, junto com o lanterneiro, retiraram as crianças do local e tentaram acesso ao extintor de incêndio para apagar o fogo, entretanto a porta de vidro estava fechada e quando foram abri-la, a mesma veio a quebrar, causando um corte em uma das mãos do lanterneiro. Quando os homens conseguiram acesso ao extintor de incêndio, não foi mais possível combater as chamas pois elas estavam intensas e altas.
Dessa forma, os bombeiros realizaram o combate das chamas no isopainel que ficava atrás da trave e na manta de isolamento acústico.
A equipe de socorristas observou que o lanterneiro havia respirado um pouco de fumaça, além do corte nas mãos, sendo devidamente socorrido e conduzido ao Hospital Regional.
Após terminado o combate no primeiro local, os bombeiros verificaram que no telhado da parte onde fica o restaurante do centro esportivo, havia uma fumaça escura e labaredas de fogo. Os bombeiros percorreram todo o seu perímetro realizando o combate ao incêndio, removendo parte das camadas isolantes existentes entre os telhados.
Posteriormente realizaram o rescaldo e permaneceram por mais 1h monitorando para evitar reignição.
Foi verificado que havia possíveis riscos à estrutura metálica que cobre a quadra de futebol e possível risco à estrutura de madeira que sustenta o telhado do restaurante do local, por isso, a Defesa Civil de Barbacena foi acionada.
Para combater o incêndio foram gastos cerca de 5.000 litros de água.
Fonte: Cobom