Mais de 66 mil doses da vacina contra a covid do laboratório Janssen chegaram ao estado na manhã de quinta-feira (09) e já começaram a ser distribuídas pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), durante a tarde, para as Unidades Regionais de Saúde.
Parte do 72° lote, enviado pelo Ministério da Saúde, os imunizantes são destinados às doses de reforço para aqueles que tomaram a primeira dose deste laboratório. Para gestantes e puérperas, a medida não se aplica, uma vez que o indicado é utilizar o imunizante da Pfizer como dose de reforço.
A distribuição aos municípios depende do repasse feito pelo Ministério da Saúde, segundo a SES-MG. Apesar do informe técnico que contém a previsão do público a ser imunizado, os municípios têm autonomia para operar a campanha, seguindo as recomendações do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a covid-19.
Até esta quinta-feira, o estado de Minas Gerais já havia atingido mais de 91% em cobertura de vacinação para a primeira dose e 81,05% desse público já possui o esquema vacinal completo. Além disso, mais de 2 milhões de doses de reforço já foram aplicadas.
Fonte: Agência Minas