Governo de Minas anuncia nova modalidade do EJA com possibilidade de formação profissional

Alunos que não tiveram a oportunidade de concluir os estudos no período correto e querem se formar e ainda ter uma profissão terão essa chance através do EJA Novos Rumos, uma nova formulação da já conhecida Educação de Jovens e Adultos. O anúncio foi feito da última semana, pela secretária de educação Julia Sant’Anna, em entrevista a uma rádio da capital mineira.

Além das aulas já lecionadas no EJA, os alunos poderão participar de cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) que serão ofertados pela Secretaria de Educação, com a finalidade de inserir o estudante no mercado de trabalho de maneira rápida. 

De acordo com a secretária, para garantir essa introdução na economia, nos próximos dois anos serão anunciadas vagas de capacitação e os alunos do Novos Rumos terão prioridade. “É importante formar esse ciclo para garantir que esses alunos sejam bem formados dentro do processo que trazem de vida e que sejam também orientados para uma melhor colocação no mercado de trabalho.”

A secretária ressaltou também que para atender mais lugares, a demanda mínima de alunos para formar uma turma de EJA foi alterada: antes o número mínimo era 35 e agora é de 20 estudantes. 

Atualmente, na EJA, a rede estadual de ensino conta com cerca de 150 mil alunos matriculados em 1.443 escolas. Para participar dessa modalidade de ensino é necessário ter 15 para ingressar no ensino fundamental e 18 anos para ingressar no ensino médio.

Júlia ressalta que a oportunidade é muito boa para os alunos, pois dá a chance de conclusão do ensino em menos tempo do que o previsto e ainda o benefício de se ter uma profissionalização. “Você que tinha a expectativa de concluir o ensino médio em três anos, conseguirá agora concluir em dois anos porque conseguirá fazer a progressão do primeiro ano regular para o segundo período da EJA, concluindo o terceiro período ao fim do ano que vem.”

O período para renovação da matrícula começa nesta quinta-feira (8) e pode ser feito clicando aqui.