Na quinta-feira (15) a Universidade de Harvard nomeou Claudine Gay, reitora da faculdade de Artes e Ciências, como a 30ª presidente da instituição, o que a torna a primeira pessoa negra, e a segunda mulher a ocupar este cargo.
Ela ingressou como professora de Governo em 2006 em Harvard, e vai suceder Lawrence Bacow, como presidente da universidade. Claudine assume o cargo em julho do ano que vem.
A secretária do Departamento de Comércio dos EUA, do governo de Barack Obama, Penny Pritzker, fez um comunicado por escrito falando sobre a futura presidente da instituição afirmando que “Ela é uma líder notável, profundamente dedicada a sustentar e aprimorar a excelência acadêmica de Harvard”.
Claudine vai assumir o cargo de presidência em Cambridge, Massachusetts, em um momento de queda de matrículas em diversas universidades dos Estados Unidos. Isso é resultado da avaliação do custo benefício de cursar o ensino superior no país, uma vez que as mensalidades são muito altas.
Segundo o site da instituição, o valor para estudantes que estudam em período integral é de aproximadamente 55 mil dólares por ano. Em um comunicado por escrito, Claudine afirma que este é um momento de novas possibilidades.
Ela ainda afirmou que “Há uma urgência para que Harvard se envolva com o mundo e traga um pensamento ousado, corajoso e pioneiro para nossos maiores desafios”. Este ano a universidade recebeu doações que totalizam 50,9 bilhões dólares, vindas de 14.000 fundos diferentes.
Fonte: G1