Desde o início da pandemia do novo coronavírus, os profissionais da saúde ganharam os holofotes, com todo o mérito, já que estão na linha de frente do enfrentamento do vírus. No entanto, nem só quem trabalha diretamente com os pacientes está no grupo de Heróis da Saúde.
Dando continuidade a série de matérias em comemoração ao Mês da Mulher, contamos hoje a história de Maria Aparecida de Souza, que trabalha na área de higienização da Santa Casa de Barbacena há 5 anos, e Juliana Ramos, que trabalha na limpeza do Hospital Ibiapaba há 24 anos.
A limpeza é uma das áreas mais importantes para o combate da pandemia e segundo Maria Aparecida, a palavra é responsabilidade. “Sem limpeza não há andamento no hospital, e a prioridade é sempre o paciente. Fazer uma boa desinfecção para recebê-los é gratificante.”
Juliana falou sobre o papel da mulher em tempos de pandemia. “É de muita importância, porque além de sermos mães, termos que trabalhar e cuidar de casa, tivemos ainda que conciliar com uma pandemia. O homem tem papel importante, mas a responsabilidade maior é sempre da mulher”.
“A gente teve que enfrentar o medo, a dor, a perda e a distância da família”, relata Maria Aparecida, que conta que sua preocupação maior sempre foi fazer com que o paciente tenha um ambiente seguro.
Maria Aparecida e Juliana são responsáveis por uma das atitudes mais importantes para controlar esse vírus: a limpeza. A auxiliar de serviços gerais da Santa Casa contou como se sente. “É gratificante poder passar segurança para meus colegas, para mim mesma e principalmente para o paciente. Eu não sabia que meu trabalho era tão importante para um hospital.”
Mais do que esse cuidado, as atitudes também mudaram. “Tivemos que nos atentar mais com a limpeza e redobramos a atenção em todos os detalhes e principalmente com nossa postura para não passar uma imagem de medo aos pacientes e a nossos familiares”
Juliana deixa um recado para as mulheres: “Amem mais, além do que já amam e tenham mais paciência e carinho.” E Maria Aparecida fecha a conversa com: “Mulher, você pode tudo o que quiser. Por isso, se cuidem, se amem mais e se deem mais valor”.