O Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades, dirigida à sociedade e, em especial, aos homens, para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.
No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). É considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos.
O médico urologista Rafael Castro explica sobre a importância do Novembro Azul para o combate ao câncer de próstata. “Esse movimento que surgiu na Austrália visando aumentar a conscientização dos homens em relação, principalmente, ao câncer de próstata. É observado que a cada ano essa consciência dos homens tem aumentado e mais deles têm procurado consultórios, sem sintomas, apenas para fazer o rastreamento. Além do câncer de próstata, esse rastreamento possibilita a gente investigar outros problema que podem afetar o homem”, explica.
O Instituto Nacional do Câncer (INCA), estima incidência anual por volta de 60 mil casos no Brasil. Desses, cerca de 16 mil irão à óbito. “Com esses números é possível ter noção da dimensão do problema. Por isso, o rastreamento para o câncer de próstata é fundamental para diminuição desse número.”
Sobre os tratamentos possíveis para o câncer de próstata, o urologista conta que depende do estágio em que a doença se encontra. “A taxa de cura para doenças localizadas é acima de 90%. Há diversas opções de tratamento como cirurgias e radioterapia. Em doenças pouco agressivas há a possibilidade de fazer apenas um acompanhamento, chamado de vigilância ativa.”
Como forma de conscientização, o Hospital Ibiapaba CEBAMS realizará hoje, dia 27, às 19h, o curso online e gratuito “Cuidados com o Câncer de Próstata”. Para acessar o curso, clique aqui.