Uma imagem de São Francisco da Penitência atribuída a Aleijadinho retornou ontem (19) para a igreja Matriz de Cipotânea. A peça foi restaurada pelo Centro de Conservação-Restauração de Bens Culturais Móveis (Cecor), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Para receber a peça, os moradores prepararam uma festa, que começou às 15h com acolhida da imagem. Em seguida, houve missa e procissão. A peça foi colocada no altar, próximo ao calvário, onde também está a escultura de Nossa Senhora das Dores.
A imagem de São Francisco da Penitência foi enviada para restauração há cinco anos. Segundo os responsáveis pelo Cecor, foi necessário um ano para restaurar a peça, porém, antes de devolver a escultura era preciso assegurar a segurança do local onde ela ficaria. “O importante é que a imagem, antes bem deteriorada, retorna à cidade de origem restaurada e em segurança”, disse a professora colaboradora do Cecor, Bethania Reis Veloso.
Fonte: Estado de Minas