Imunidade: no Dia Mundial da Saúde, a médica Marceli Faraj fala da importância de um organismo saudável

O Dia Mundial da Saúde é celebrado em 7 de abril. O principal objetivo desta data é conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação da saúde para ter uma melhor qualidade de vida. Principalmente em tempos de pandemia, não podemos esquecer do nosso corpo e daquilo que nos ajuda a combater as ameaças ao nosso organismo: o sistema imunológico.

Segundo a médica Marceli Faraj, apesar de ser algo invisível, a importância da atuação do sistema imunológico fica muito evidente quando ele não está funcionando bem. “Quando o sistema imunológico funciona abaixo do normal, é possível que haja um aumento da frequência de doenças como gripes, alergias, machucados na pele e infecções de ouvido e garganta”, explica.

Para fortalecer o organismo, a médica diz ser necessário adquirir hábitos como alimentação saudável, prática de atividades físicas, tomar sol, hidratação com água e fazer coisas que façam a pessoa feliz. “Com relação a alimentação devemos escolher produtos in natura ou minimamente processados. Dentre esses nutrientes podemos destacar a vitamina A e os carotenos que estão presentes em fígados, ovos, vegetais e hortaliças. Alimentos que têm vitamina C como a laranja, acerola, goiaba e caju também são importantes. Os laticínios e proteínas também se destacam. Em relação à água, não podemos esperar ter sede para tomá-la. O ideal é nós tentarmos ingerir de 2 a 3 litros de água por dia.”

Marceli explica ainda que atitudes contrárias a esses farão com que o organismo se torne mais fraco. “Se comermos muito doce, frituras e alimentos ultraprocessados, além de não dormirmos bem e não tomarmos água, nossa saúde ficará comprometida. Estamos vivendo um momento difícil, mas é necessário que as pessoas continuem se cuidando. Precisamos estar fortes em todos os aspectos, principalmente em relação a nossa imunidade.”