Infectologista Herbert Fernandes fala sobre os casos de ômicron em Barbacena

Nesta segunda-feira (03) foram confirmados três casos da variante ômicron do coronavírus em Barbacena. Os pacientes que testaram positivo para a cepa estavam em viagem, vindo do Quênia e da Holanda. 

O médico infectologista Herbert Fernandes, da vigilância sanitária de Barbacena, explica que todos os três pacientes evoluíram muito bem, nenhum deles precisou de internação, apenas monitorização e isolamento, assim como é orientado para outros casos de covid-19.

Herbert chama atenção para a vacinação, uma vez que evidências estão sendo produzidas mostrando que a vacinação funciona para a proteção, inclusive de diferentes variantes, e elimina os sintomas agravados, reflexo que é visto nos hospitais, em que a taxa de internações por covid é baixa.

“O achado não é para criar nenhum pânico,  mas é para deixar em alerta toda a população de que devemos seguir deixando os ambientes ventilados, evitando aglomerações e principalmente vacinando. Vacinando quem não tomou a segunda dose, vacinando os adolescentes e agora em janeiro, vacinando também as nossas crianças”, conclui.