Na Inglaterra, um novo tipo do coronavírus foi encontrado e está se espalhando rapidamente em algumas regiões.
O ministro da Saúde do Reino Unido, Matt Hancock, disse que ao menos 60 autoridades locais registraram infecções pela nova variedade do coronavírus. Ainda, afirmou que a Organização Mundial da Saúde (OMS) está ciente e cientistas britânicos estão realizando estudos detalhados.
Não há nada concreto no momento que confirme que este novo tipo cause sintomas mais graves ou que a vacina é ineficaz.
Ao longo da última semana, houve aumentos agudos e exponenciais no número de infecções pelo coronavírus em Londres, Kent, partes de Essex e Hertfordshire, afirmou o ministro.
“Não sabemos em que medida isso é devido a essa nova variedade, mas, independentemente da causa, temos que tomar ações rápidas e decisivas, que infelizmente são absolutamente essenciais para controlar essa doença mortal enquanto a vacina é distribuída”, disse Hancock.
O diretor médico da Inglaterra, Chris Whitty, disse que os atuais exames de PCR para o coronavírus são capazes de detectar a nova variedade.
A especialista da Universidade de Birmingham, Alan McNally, disse que os laboratórios de testagem britânicos identificaram a nova variedade recentemente.
“É algo a se observar”, afirma o especialista. “Grandes esforços estão sendo empreendidos para caracterizar a variedade e entender seu surgimento. É importante manter uma perspectiva calma e racional sobre a questão, pois essa é uma evolução normal do vírus e novas variedades devem surgir, desaparecer e emergir ao longo do tempo.”
No momento, há manchetes assustadoras por todos os lados, mas ainda não há nenhuma informação científica para saber o quão significativo isso é.
Fonte: Estado de Minas