José Bonifácio é eleito Vice-presidente do Conselho Superior do MPF

José Bonifácio Borges de Andrada foi eleito, nesta terça-feira, dia 01 de setembro, Vice-presidente do Conselho Superior do Ministério Público Federal, que é o órgão máximo de deliberação do MPF.

Eleito com seis votos, José Bonifácio Borges de Andrada, tem longa trajetória dentro da PGR e chegou a ocupar a função de vice-procurador-geral da atual gestão, mas rompeu com Aras em março deste ano após desentendimentos na condução da PGR. O candidato de Aras, Alcides Martins, teve quatro votos. Houve ainda uma abstenção.

 O Conselho é Presidido pelo procurador-geral da República, e tem importantes atribuições institucionais como a de elaborar e aprovar as normas para o concurso de ingresso na carreira de membro do MPF, determinar a realização de correições e sindicâncias, além de elaborar e aprovar os critérios para distribuição de inquéritos entre procuradores.

 Como vice-presidente do conselho, Bonifácio conduz os trabalhos durante a ausência de Aras, podendo definir a pauta e as discussões do colegiado durante a ausência do procurador-geral da República.

“Quero me colocar inteiramente à disposição do conselho e de toda a classe. Pretendo servir a essa função, que é muito modesta, só é exercida excepcionalmente, mas queria me colocar à disposição de todos”, afirmou Bonifácio.