De acordo com uma avaliação realizada pelo Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais, os moradores de Barbacena com idades entre 10 e 19 anos são os que mais se infectam com o novo coronavírus. Esse grupo representa 31 % dos contaminados, em contrapartida é o público que apresenta o maior índice de recuperação, 35%. Já as mortes ocorrem mais nas pessoas de 60 a 79 anos, com índice de 43%.
A pesquisa tem objetivo de buscar padrões e entender como o vírus se comporta. Depois os relatórios são enviados para a Secretaria de Saúde de Barbacena para que possam utilizar os dados e criar ações de combate de avanço da doença.
Um dos pesquisadores do IF Sudeste diz que o motivo desse alto índice entre os jovens é devido as aglomerações em festas clandestinas, onde a maior parte dos frequentadores são este grupo. Sendo assim, os jovens acabam se contaminado e transmitindo o vírus para as pessoas mais idosas.
O estudo começou no início da pandemia, em março de 2020 e, até agora foram analisados cerca de 340 dias. Um dos resultados que mais chama a atenção foi em relação a média móvel no número de casos confirmados e de mortes em Barbacena. Após as festas de fim, teve um aumento significativo no número de casos e óbitos.
Os gráficos ainda apontam a projeção para os próximos dias e a previsão que a cidade tenha mais um pico devido ao feriado de carnaval.
Fonte: G1