Juiz de Fora aparece em ranking de cidades mais expostas a desastres no Brasil

No ranking dos 10 municípios com o maior número de pessoas expostas ao risco de desastres no Brasil, três cidades são mineiras: Juiz de Fora, Belo Horizonte e Ribeirão das Neves.

Belo Horizonte aparece em quarto lugar, Ribeirão das Neves, na região metropolitana, vem em sétimo, e na penúltima colocação está Juiz de Fora, na Zona da Mata Mineira. O levantamento foi feito pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), a partir do Censo Demográfico de 2010. Veja a lista completa:

1 – Salvador, BA
2 – São Paulo, SP
3 – Rio de Janeiro, RJ
4 – Belo Horizonte, MG
5 – Recife, PE
6 – Jaboatão dos Guararapes, PE
7 – Ribeirão das Neves, MG
8 – Serra, ES
9 – Juiz de Fora, MG
10 – São Bernardo do Campo, SP

“Infelizmente não tem lugar que está seguro porque não é somente o volume de chuva, é quem está embaixo da precipitação. Se você tem uma área urbana impermeabilizada, onde a água não escorre no solo ou se cai a chuva sobre áreas vulneráveis, perto de rios e encostas, aí ninguém está seguro”, afirma o climatologista José Marengo, coordenador-geral de Pesquisa e Desenvolvimento do Cemaden e membro da Academia Mundial de Ciências.

Rodrigo Lilla Manzione, professor e especialista em gestão de recursos hídricos da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), alerta que, neste cenário de mudanças climáticas que o mundo vive, chuvas torrenciais com consequentes deslizamentos de terra e inundações vão ocorrer com frequência cada vez maior. “Não é novidade, é só a gente olhar um pouquinho para trás: Petrópolis, Recife, Belo Horizonte. De 2020 pra cá, todo ano, a gente tem dois ou três eventos como este que ocorreu em São Paulo”, destacou Manzione em entrevista ao “PodAqua”, podcast da Unesp.

Fonte: O Tempo