Lafayette Andrada fala sobre a política nacional no momento atual em entrevista à ALMG

Nesta semana, o deputado federal Lafayette Andrada (Republicanos), concedeu uma entrevista ao programa Mundo Político, da TV da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Durante a entrevista, o deputado barbacenense falou sobre a política nacional no momento atual.

De acordo com Lafayette, seu partido, que hoje tem 41 deputados e quatro senadores, é independente do governo Lula. “O Republicanos não pertence ao governo, não quer pertencer ao governo, nós somos independentes. Não somos aquela oposição de quanto pior melhor, temos liberdade para apoiarmos aquilo que acharmos que for bom para o Brasil e votarmos contra aquilo que nós não concordamos”, disse o deputado.

Perguntado sobre os “super poderes” de Arthur Lira, Lafayette opina que o Presidente da Câmara dos Deputados está ocupando um lugar deixado pelo próprio Governo Federal por duas razões: “Uma é que acho que há uma certa desarticulação do governo. A segunda é que aconteceu um fenômeno interessante. Nós elegemos um governo de esquerda, mas um Congresso majoritariamente de direita”, explica o deputado.

Lafayette acredita que, para que haja uma melhor articulação entre o Congresso e o governo, o Presidente Lula deveria agir de forma similar ao que fez em seus mandatos anteriores, participando mais da articulação com o Legislativo.

Para o deputado Lafayette, Arthur Lira tem agido de forma correta com o governo. “O governo deve muito a ele. As vitórias expressivas que o governo teve na Câmara têm a digital do presidente Arthur Lira”.

Ainda na percepção do deputado, a tendência é que a Câmara não modifique decisões que os deputados já votaram anteriormente, como é o caso do marco do saneamento e a independência do Banco Central.

A entrevista completa está disponível no YouTube da ALMG: https://www.youtube.com/@assembleiamg