Lançamento de Plataforma de Apoio à Aprendizagem visa auxiliar o retorno às aulas

Recentemente, entidades públicas e civis se juntaram para criar a Plataforma de Apoio à Aprendizagem, que já está disponível e é gratuita. O objetivo dessa criação é auxiliar professores e gestores escolares a avaliarem as aprendizagens dos estudantes durante a pandemia. Também, busca oferecer apoio às escolas na construção de planos de aula adaptados para a nova realidade do ensino a distância.

As aulas presenciais estão previstas para retornarem em 2012, mas não é garantia que tudo voltará a ser como era antes da pandemia. A plataforma tem o intuito de auxiliar nesse quesito, auxiliando na identificação do estágio de progresso dos alunos e apoiando a construção de planos de aulas adaptados.

“A ideia é apoiar as redes de ensino e suas escolas que decidirem pelo processo de retomada das aulas presenciais ou híbridas, identificando como os alunos estão em relação aos conhecimentos e habilidades esperados para cada etapa escolar”, explica Flavio Prol, coordenador de projetos da Fundação Lemann, uma das entidades envolvidas no projeto.

A plataforma oferece materiais de apoio ao retorno das aulas presenciais, com conteúdo voltado para o desenvolvimento socioemocional; Mapas de Foco e Marcos de Desenvolvimento da BNCC; cadernos com atividades avaliativas; guia de uso e aplicação de diferentes avaliações; orientações pedagógicas para uso dos resultados; e ensino de habilidades prioritárias para Matemática e Português dos ensinos fundamental e médio.

Como se inscrever

Podem se inscrever todas as instituições de ensino interessadas e o serviço é totalmente gratuito. A utilização está condicionada ao cadastro no site da plataforma, onde há, também, outras explicações sobre a utilização da ferramenta e os tópicos que são atingidos pelo programa. Para se cadastrar, clique aqui.

O programa foi desenvolvido pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação de Minas Gerais (Undime), ainda com apoio do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (Caed/UFJF), da Fundação Lemann, da Fundação Roberto Marinho, do Instituto Ayrton Senna, do Instituto Reúna, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do Itaú Social.

Fonte: Tribuna de Minas