Fotos antigas em preto e branco, transformadas em aquarelas delicadas. Trechos de obras literárias, notícias e referências de 72 personalidades que em algum momento passaram por Barbacena. Assim podemos definir o conteúdo do livro Cores de Barbacena, lançado no sábado, dia 4 de dezembro no Hotel Master Plaza, em Barbacena.
Organizado pelo Desembargador e pesquisador Doorgal Gustavo Borges de Andrada, com as colaborações do pesquisador Edson Brandão, do jornalista Idinando Borges e do ilustrador Waldir Damasceno, o livro reúne história e arte em uma só publicação e foi produzido entre 2019 e 2020.
“Com as restrições da pandemia, a obra não pôde ser lançada na sua primeira edição, mesmo assim teve boa aceitação e por isso, o idealizador do projeto, Doorgal Andrada decidiu pela produção de mais uma tiragem”, explica o historiador Edson Brandão, responsável pelo estudo crítico da iconografia antiga de Barbacena.
Ao todo são 153 páginas em edição primorosa da C/Arte Editora, uma das mais prestigiadas editoras de arte do Brasil. A segunda edição da obra, com revisões e ampliações de conteúdo, tem textos de apresentação de Maria da Gloria Bittar de Castro Pereira, produtora cultural e Antônio Carlos Duarte, arquiteto e ex-diretor do Museu Mariano Procópio, de Juiz de Fora.
O livro já está a venda na Livraria Bernadete e na Arteffato Molduras e Arte, em Barbacena. Para saber mais sobre a obra visite a página: www.coresdebarbacena.com.br