Lei de autoria do vereador Sandro Heleno é publicada no Diário Oficial do Município

O Diário Oficial do município de Barbacena publicou a Lei Municipal 5.110, que institui o Programa Adote um Bicicletário. O programa incentiva o uso da bicicleta como meio de transporte, lazer e exercício físico. A parceria pode ser firmada com empresas, pessoas físicas, entidades públicas ou comunitárias, que terão o título de “Adotante”. Essas pessoas irão necessitar da devida autorização do Poder Executivo para a instalação do bicicletário, nos casos de implementação em locais públicos. Nesses casos, os locais poderão ter a logomarca dos parceiros que adotarem os bicicletários, conforme legislação.

Segundo o vereador Sandro Heleno, autor da lei, “essa é uma tendência mundial, das pessoas passarem a utilizar a bicicleta como meio de locomoção, atividades físicas e até mesmo para lazer”. Sandro Heleno salienta ainda que “o uso de bicicletas como meio de transporte vem se tornando um assunto cada vez mais discutido pela sociedade. Além de ser uma alternativa limpa, ela traz melhorias na mobilidade urbana, ocupa bem menos espaço, e seu uso pode até prevenir doenças no futuro”, destacou.

Em países como a França e a Holanda, onde o uso das bikes no dia a dia já é uma realidade, essa prática já colhe muitos resultados positivos, como a melhor qualidade do ar e a redução da inatividade física, evitando assim a ocorrência de doenças respiratórias, a obesidade , entre outros males da saúde. Mas no caso do Brasil, o cenário é bastante diferente. O número de usuários desse meio alternativo ainda é bastante tímido. Situação que pode até ser compreendida pelo fato de que nossas estradas não oferecem o conforto necessário para a utilização das bicicletas. “Nosso objetivo é de que a bicicleta deixe de ser vista apenas como forma de lazer, e se torne também em Barbacena uma opção de transporte no nosso cotidiano”, encerra o vereador.