Um levantamento feito pelo LinkedIn mapeou os 15 empregos que mais cresceram no Brasil, entre abril e outubro de 2020, e que devem impulsionar o mercado de trabalho este ano. Com as demandas decorrentes da pandemia do coronavírus, os destaques aparecem nos setores de saúde e tecnologia.
Na saúde, a contratação de enfermeiros de terapia intensiva registrou uma taxa de crescimento recorde de 820% em comparação com o ano anterior. Os efeitos do isolamento social e da pandemia também levaram a um aumento de 34% nas admissões de especialistas de saúde mental.
A área de pesquisa relacionada à saúde também foi movimentada, com organizações como o Instituto Butantan, IQVIA e PRA Health Sciences na liderança de contratação de pesquisadores e profissionais do setor farmacêutico.
No setor de tecnologia, profissionais como desenvolvedores, engenheiros de software, designers de produtos e especialistas em segurança cibernética se destacaram com uma demanda crescente no mercado. De acordo com o levantamento, ao menos 20% desses cargos abertos são para home office.
As tendências de empregos que devem impulsionar o mercado de trabalho em 2021, além dos cargos já citados são: farmacêuticos e pesquisadores, cargos em vendas e desenvolvimento de negócios, especialistas em e-commerce, profissionais autônomos de conteúdo digital, especialistas em marketing digital, profissionais de finanças, telemarketing, cargos de apoio à saúde, serviços criativos, análises de dados e especialistas em saúde mental.
Fonte: Terra