Neste último domingo (18) foi comemorado o Dia Nacional do Livro Infantil. A data foi escolhida porque, nesse dia, em 1882, nasceu o escritor Monteiro Lobato, considerado o pai da literatura infantil brasileira. De acordo com a última pesquisa Retratos da Leitura do Brasil, o número de crianças leitoras cresceu de 2015 a 2019, período em que 48% disseram que leem por gosto.
Segundo a escritora barbacenense, Susana Furtado, autora de obras infantis, a maior importância do livro é sua função de estimular a criatividade. “Eu me lembro com muito carinho dos primeiros contatos que eu tive com os livros, ainda bem pequena, quando minha mãe me presenteava com livros de histórias clássicas que a gente ouvia através dos adultos, mas que começamos a ter acesso através da escrita. Através dos livros as crianças podem criar suas próprias histórias e identidades e isso é despertar a mente original da criança”, afirma.
Em tempos de pandemia e consequente isolamento social, Susana acredita que a leitura pode ser um refúgio para os pequenos. “Se por um lado temos o benefício dessa antecipação tecnológica que permitiu trazer as escolas para dentro das nossas casas, de outro, temos que analisar como iremos dosar esse encontro virtual, porque, em muitos casos, a forma que as crianças têm de socializar é através das redes. Por isso, acho que os livros têm papel fundamental porque é o momento que as crianças têm de entrar no seu próprio mundo. A literatura tem o papel de fazer com que as crianças se envolvam em uma forma de alienação saudável.”
Apesar do incentivo à leitura, Susana acredita que, em muitos casos, a literatura é elitizada e vista como algo privativo para algumas classes sociais. “A literatura tem que ser um hábito muito natural da vida. Penso que as crianças e adultos que têm o hábito de se aprofundar em tipos diferentes de leitura, têm mais condições de interpretar o mundo. Vejo muito isso no meu filho. A maioria de suas tarefas matemáticas podem ser resolvidas a partir de interpretação de texto e não necessariamente de cálculos. O livro tem uma importância fundamental, que às vezes estamos negligenciando-o um pouco. Acho que está na hora de darmos mais atenção, mais estímulo e trazer os pequenos para o mundo da leitura”, conclui.
Susana lançou recentemente dois livros infantis: A maratona dos cães e Gata Malhada e o Gato Paçoca, ambos disponíveis para venda na Livraria Bernadete.