Com 85 letras, o nome de uma colina na Nova Zelândia, foi registrado como sendo o mais longo para uma localização geográfica no mundo. Originalmente registrada como “Taumatawhakatangihangakoauauotamateaturipukakapikimaungahoronukupokaiwhenuakitanatahu”, a colina foi apelidada de “Taumata”.
O nome significa: “ O lugar onde Tamatea, o homem com os joelhos grandes, que deslizou, escalou e engoliu montanhas, conhecido como ‘comedor de terras’, tocou sua flauta para sua amada.” Com 305 metros de altura, ela fica na região da Baia de Hawke.
A placa instalada pelo Ministério do Turismo da Nova Zelândia conta que Tamatea era um forte guerreiro e ancestral do povo Ngati Kahungunu. Durante uma batalha, teve seu irmão morto e, arrasado com a perda, permaneceu no local para tocar um lamento na flauta maori.
E não é só este relevo que possui nome grande. Na língua portuguesa, o termo “pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico” possui 46 letras, sendo considerada a maior palavra do nosso idioma. Ela faz referência a alguém ou algo relacionado a uma doença aguda dos pulmões, causada por inalação de cinzas vulcânicas.
Com informações de CNN e Dicio