Destaque
Lula prioriza agenda internacional e deixa o Brasil em compasso de espera

Se depender da vontade de Lula, o planeta não será o mesmo daqui a três anos e dois meses — principalmente em relação às lideranças globais. Ele, por exemplo, não esconde de ninguém a ambição de se transformar em uma delas, seja conduzindo um acordo de paz ou liderando a discussão sobre meio ambiente. Perseguindo essa meta, em dez meses de governo, o presidente fez um giro pelo mundo. Num ritmo alucinante para alguém com 78 anos, participou da Cúpula dos Brics, na África do Sul, da reunião do G7, no Japão, e, em sua última agenda internacional, em setembro, abriu a Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York — apenas para citar alguns eventos. Nessas ocasiões, o presidente fez discursos versando sobre questões globais, como guerras, fome e a crise climática. Ao lado do presidente Joe Biden, o petista anunciou até uma parceria com os Estados Unidos para melhorar os direitos trabalhistas no século XXI, se empenhou para refazer pontes com nações como a Argentina e restabeleceu relações com ditaduras como Cuba e Venezuela.
A intensidade das viagens presidenciais gerou até uma máxima em Brasília: diante de pendências, ministros, parlamentares e servidores graduados costumam dizer que todo e qualquer problema será resolvido tão logo o presidente voltar do exterior. Mais do que uma brincadeira, é uma constatação.
Lula fez 25 viagens internacionais, cruzando 21 países diferentes. Enquanto cumpriu agenda em quatro continentes, deixou em banho-maria assuntos internos de extrema importância, da consolidação da base de apoio no Congresso, da qual depende o avanço da pauta econômica, à indicação de nomes para órgãos federais e até para o Supremo Tribunal Federal (STF). Em seu terceiro mandato, o petista se mostra à vontade no papel de chefe de Estado, mas um tanto cansado, segundo seus próprios aliados, na função de chefe de governo, que demanda energia para lidar com assuntos diversos como a meta fiscal, a crise na segurança pública e a seca no Amazonas.
Como quase nada avança sem a chancela de Lula, a solução acaba sendo — como diz a máxima — esperar o presidente voltar para o Brasil.
Com informações de Veja Brasil
Destaque
Medicina Veterinária do UNIPAC Barbacena recebe nota máxima pelo MEC

O curso de Medicina Veterinária do UNIPAC Barbacena conquistou nota máxima atribuída pelo Ministério da Educação (MEC), reforçando seu compromisso com a excelência. A diretora acadêmica, Sarah Russo, expressou sua satisfação com o reconhecimento e destacou o empenho contínuo da instituição em proporcionar uma formação de qualidade aos seus alunos.
Segundo a diretora, a análise positiva é reflexo do constante investimento em estrutura, corpo docente qualificado e metodologias inovadoras. “Receber a nota máxima é uma validação do nosso empenho com o ensino. Estamos dedicados a oferecer uma formação sólida e atualizada, preparando nossos estudantes para os desafios do campo veterinário”, afirmou.
A avaliação considera diversos aspectos, incluindo infraestrutura, corpo docente, projeto pedagógico e desempenho dos estudantes. A nota 5 evidencia a excelência do curso de Medicina Veterinária do UNIPAC Barbacena em todas essas áreas, consolidando sua posição como uma referência na região.
Para o reitor, Dr. Fábio Afonso Borges de Andrada, “a nota demonstra uma educação de altíssima qualidade, transformadora e inovadora”. Ele dedica a conquista aos alunos, razão da existência da instituição, aos professores e à coordenação. “É fruto direto do incansável trabalho de nossas equipes”, reiterou o reitor.
“A UNIPAC reafirma seu compromisso em oferecer uma educação superior de qualidade, preparando profissionais capacitados e éticos para contribuir significativamente para a saúde. O conceito máximo do MEC é um estímulo adicional para a instituição continuar inovando e se aprimorando, proporcionando uma experiência educacional enriquecedora aos seus estudantes”, completou Fernando Santana, pró-reitor do UNIPAC.
-
Destaque5 dias atrás
Adolescente com porte ilegal de arma é apreendido no Centro
-
Destaque5 dias atrás
Idoso é vítima de roubo no Água Santa
-
Destaque5 dias atrás
Fhemig divulga novo processo seletivo e lança resultados da 1ª fase de concurso
-
Destaque5 dias atrás
PM prende homem no João Paulo II por tráfico de drogas após denúncias
-
Destaque5 dias atrás
Entenda a importância, como e onde doar sangue em Barbacena
-
Destaque5 dias atrás
Ex-aluna do Unipac promove curso sobre como pagar menos impostos em 2024
-
Destaque5 dias atrás
Divulgado o resultado com os classificados para os editais da Lei Paulo Gustavo em Barbacena
-
Destaque4 dias atrás
Confira a programação do III Sonho de Natal de Barbacena