Em menos de uma semana, o número de casos da variante Delta do coronavírus cresceu mais de oito vezes em Minas. Pelo menos 101 confirmações da mutação já foram identificadas, sendo que dois pacientes evoluíram para óbitos. Com a explosão de infecções, a cepa já é a mais comum nos estudos genômicos realizados no Estado.
Nas 200 amostras analisadas semanalmente, a incidência vem crescendo, ultrapassando a variante Gama, de Manaus. Segundo o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, a tendência é que nas próximas semanas os números aumentem ainda mais. “Parte delas classificamos como prováveis, mas agora já consideramos Delta”, disse o titular da pasta.
Conforme o gestor, a distribuição da variante se destaca nas regiões Central, principalmente em Belo Horizonte; Noroeste, pela proximidade com o Distrito Federal e Brasília; e Sudeste e Leste do Sul, perto do Rio de Janeiro.
Com o aumento de casos, os cuidados devem ser reforçados: uso de máscaras, distanciamento social, higiene das mãos e vacinação.
Em meio ao alerta, há uma expectativa de maior proteção da população. O Estado espera concluir a vacinação da população adulta, atingindo a imunidade de rebanho, em outubro.
Fonte: Hoje em Dia