Mais de 20 áreas são monitoradas no período de chuva em Barbacena

A Defesa Civil de Barbacena está realizando monitoramento de mais de 20 áreas de risco pela cidade devido ao período de chuva, que acontece entre novembro e janeiro. A ação está sendo realizada com o apoio da Defesa Civil de Minas Gerias e do Corpo de Bombeiros.

De acordo com a apuração feita pelo MG1, as áreas de maior risco de deslizamentos e alagamentos estão situadas nos bairros João Paulo II, Santa Maria, Nossa Senhora Aparecida e Pontilhão. O bairro São Sebastião, mais precisamente o entroncamento da Rua Bahia com a Avenida Sanitária, é considerado estado crítico por ser ponto de encontro de dois córregos.

Segundo o agente da Defesa Civil, subtenente Robson Vidigal, o período chuvoso começou no dia 15/10 e se estende até 15/03. É esperado que dezembro seja o mês com mais registros de chuvas, com média acima dos 50mm.

As recomendações para a população são de que todos evitem jogar lixo em bueiros e córregos, além da limpeza da calha dos telhados nas casas, para que assim ajude na redução dos alagamentos e deslizamentos nas áreas.

Cidades vizinhas como São João Del Rei, Santa Cruz de Minas e Santos Dumont também estão sendo monitoradas. Em caso de riscos de alagamento ou desabamento, o contato deve ser feito com a Defesa Civil através do número 199 ou com o Corpo de Bombeiros pelo 193.

Fonte: G1 | Foto: Corpo de Bombeiros