Mais de 20 regiões de Barbacena estão com risco de alagamento e deslizamento, diz Defesa Civil

O Chefe da Defesa Civil de Barbacena, Ricardo Paiva falou sobre o período chuvoso na cidade. Foram elaborados alguns dados que monitoram os setores de risco na cidade que podem ser relacionados a deslizamentos de terra ou riscos hidrológicos como inundações, enxurradas e alagamentos. 

Segundo Ricardo  os bairros João Paulo II, Diniz, Novo Horizonte, Caminho Novo, Santa Efigênia, Passarinhos e Bairro de Fátima estão com muito alto risco. Já os bairros São Pedro, Nove de Março, Nova Suíça, Nova Cidade, Santa Maria, Santo Antônio, Monte Mário, Bairro Jardim, Andaraí, Vilela, Nossa Senhora Aparecida, Belvedere e os distritos dos Costas da Mantiqueira, Torres, Correia de Almeida e Colônia Rodrigo Silva estão com alto risco.

“São 850 edificações e aproximadamente 4.200 cidadãos expostos a um risco alto ou muito alto”, conta.

De acordo com Ricardo, o período chuvoso na cidade será parecido com a média histórica. “O período mais crítico será da segunda quinzena de dezembro até a segunda quinzena de fevereiro, quando ocorrem as chuvas de verão”, explica.

A Defesa Civil está se preparando para iniciar a Operação Guarda Chuva. “Neste ano, pela primeira vez, levaremos a operação a um distrito. A primeira fase vai acontecer no dia 20 de outubro, na região dos Costas da Mantiqueira. A segunda fase será em 23 de novembro no bairro São Pedro. A terceira fase, dia 30 de novembro, acontece no bairro Nove de Março. As ações acontecem de 8h às 12h.”

A Operação Guarda Chuva é uma ação conjunta entre a Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros e a Guarda Municipal. A finalidade é realizar vistorias técnicas e ouvir e orientar a população em relação aos riscos existentes no local. 

O Chefe da Defesa Civil orienta ainda que, ao perceber ruídos estranhos, trincas nas paredes, vidros de janelas quebrando sem motivo aparente, destelhamento, queda de árvore, rachadura no solo, grandes infiltrações e elevação rápida do curso de água, o ideal é abandonar as casas e procurar locais seguros. 

A Defesa Civil funciona das 07h às 19h, na rua Baronesa Maria Rosa, número 333, Boa Morte. Para mais informações, basta entrar em contato ligando 199 ou no whatsapp (32) 3693-8501.