Mais de 300 mortes por afogamento são registradas em 2020

Durante o ano de 2020 o Corpo de Bombeiros do de Minas Gerais registrou um total de 333 vítimas fatais por afogamento em todo estado; destes 299 eram do sexo masculino e 34 do sexo feminino.

Para o Tenente Jaime Tomaz, assessor de Comunicação Organizacional, os números vêm aumentando e na época do calor os índices são bem maiores, como por exemplo no ano passado quando foram registradas 70 mortes em todo o estado apenas no mês de janeiro.

Na região atendida pela Segunda Companhia Independente de Bombeiros foram registrados no ano de 2020 um total de 28 óbitos por afogamento sendo 7 em Barbacena,  4 em São João del-rei, 11 em Conselheiro Lafaiete e 6 na região de Congonhas; “São números altos que preocupam os bombeiros umas vez que esses afogamentos têm origem já conhecidas como uso de bebida alcoólica, as brincadeiras e as pessoas entrarem em locais desconhecidos como rios, lagoas, balneários e cachoeiras”, alerta. 

“Esses números tendem a aumentar, pois as pessoas ignoram medidas simples de prevenção como evitar o uso excessivo de bebidas alcoólicas, ter sempre em mãos um meio de resgate como uma boia ou mesmo uma vara de bambu para socorrer a pessoa vítima de afogamento”.

Foram registradas também 07 recuperações de cadáver em locais submersos, sendo 2 em Barbacena, 3 em São João del-Rei, uma em Lafaiete e também em Congonhas.

Felizmente, em contrapartida a Corporação registrou em Barbacena 2 salvamentos de crianças que estavam se afogando em piscina e 01 em Conselheiro Lafaiete. “Foram ações rápidas  que contaram com a colaboração dos solicitantes que seguiram à risca a orientação dos Bombeiros por telefone possibilitando salvar a vida dessas crianças”, concluiu.