Maltratar animais é crime previsto em lei. A maldade humana, infelizmente, ainda é presente na vida de animais indefesos como cachorros, gatos e pássaros. Por outro lado, movimentos de proteção ao animal crescem em todo país e pessoas levantam a bandeira em busca de proteção e cuidado a todos os animais.
Recentemente, uma ocorrência de maus tratos a animais foi registrada em Santos Dumont. Em uma operação, a PM fiscalizou 25 denúncias de maus tratos, com recolhimento de 8 animais e 3 pessoas conduzidas.
Daniel Gomes, delegado da Polícia Civil de Santos Dumont, explica que maus tratos não é só bater e ferir um animal. “Aqueles que se omitem no dever de cuidado que têm para com o com seus animais deixando de dar água ou comida e os abandonando, sem fornecer uma cobertura ou abrigo do vento, sol e chuva, também praticam maus tratos e podem ser responsabilizados.”
Sobre o papel das autoridades em casos de maus tratos, o delegado afirma que tanto a Polícia Civil, quanto a Polícia Militar fazem um papel de orientação nos casos em que as pessoas não têm a informação adequada e o caso pode estar encaminhando para a caracterização de maus tratos. “Nós vamos à residência da pessoa e orientamos sobre algumas medidas que devem ser adotadas para que ela não seja enquadrada no crime de maus tratos.”
Em relação a pena para quem praticar esse tipo de crime, Daniel conta que pode ser de 2 a 5 anos de prisão, sem a possibilidade de fiança. “A Polícia Civil conta com a ajuda de toda a sociedade para que continuemos combatendo esse tipo de crime. É muito importante que as denúncias cheguem até nós, seja através do 181 ou através de telefonema para as delegacias locais”, pede.
Daniel conclui fazendo um último pedido. “Não adianta ter um animal se ele não for cuidado. Que nós possamos continuar sendo a voz daqueles que não podem falar.”
Fonte: Correio da Serra / Jornalismo 93 Fm