A Faculdade de Medicina de Barbacena (FAME) anunciou nesta semana o projeto de cursos livres voltados para a comunidade. O objetivo é disponibilizar aulas gravadas por médicos professores de forma gratuita. O projeto “Curso livre: Medicina e comunidade” seguirá todo o rigor técnico em seu conteúdo e será ministrado pelos mesmos professores dos graduandos da instituição.
Os vídeos serão gravados com uma linguagem simplificada e objetiva para facilitar o acesso do material a toda a população, independente da escolaridade ou classe social. A metodologia vai variar de acordo com cada professor, no entanto o objetivo é preparar a comunidade para saber encarar situações adversas do dia-a-dia, como, por exemplo, queimaduras, afogamento, AVC, engasgo, infarto, entre outras.
O material está em processo de montagem e a previsão é que as primeiras aulas estejam disponíveis para a população já na primeira semana de novembro.
Um dos primeiros cursos será sobre uma das pautas que mais afligem a sociedade contemporânea: “a saúde mental e o ciclo da vida” com o psiquiatra Sebastião Vidigal, professor da FAME desde 1974. “A Faculdade de Medicina, através destes projetos de extensão com todos nós professores, da competência do nosso corpo docente, quer levar à sociedade a palavra amiga, a palavra para que a gente possa conversar sobre todos os assuntos. No caso da saúde mental, esse stress que a pandemia está trazendo para todos nós, essa angústia existencial, dessa ansiedade, dos nossos pânicos, de nossas depressões. Tudo isso nós podemos conversar com vocês no dia a dia e ajudar vocês a entender melhor o que está por vir”, afirmou Vidigal.
O psiquiatra também ressaltou que a finalidade do curso será levar o conhecimento dos professores para a população barbacenense de forma mais popular. “A sociedade está carente, ela está precisando de um colo, de ter um acompanhamento de seus problemas sociais, econômicos, religiosos, os conflitos que estão acontecendo em nossa sociedade e que as vezes as famílias nessa pandemia estão precisando de pessoas que possam demonstrar o acolhimento”, pontuou o professor a partir da análise de seu curso.
O material ficará disponível no canal oficial da FAME no Youtube, dividido em playlists. Para acompanhar o projeto, siga a Faculdade de Medicina de Barbacena nas redes sociais, onde serão publicadas todas as informações do curso.