A vacinação contra a gripe em Barbacena está na sua segunda etapa. O público-alvo são idosos com mais de 60 anos e professores. A primeira etapa começou dia 12 de abril e o público alvo foram as crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, povos indígenas e trabalhadores de saúde. A terceira etapa começa no dia 9 de junho e termina no dia 9 de julho. O público-alvo são integrantes das Forças Armadas; pessoas com comorbidades; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário; entre outros.
Apesar da ampla divulgação, a adesão dos barbacenenses é baixa. Segundo a Enfermeira responsável técnica de Imunização, Livia Rocha, o número de pessoas que deveriam ser vacinadas na primeira e segunda etapa somam aproximadamente 55.891. Porém, até o momento foram aplicadas apenas 15.826 doses, ou seja, menos de 30% do público foi imunizado. “A gente acredita que o número de adesão está baixo porque idosos e profissionais de saúde ainda estão se vacinando contra a covid e é preciso um tempo para tomar a vacina contra a gripe. Mas há uma baixa adesão das grávidas e puérperas também. Esse fato é preocupante. Por isso estamos chamando todas as grávidas para se vacinarem. Nossa meta é imunizar 90% do publico-alvo”, explica.
Vale lembrar que as pessoas que fazem parte da primeira etapa que ainda não se vacinaram, podem se vacinar. Assim como quando a terceira etapa começar, as pessoas do primeiro e segundo grupo ainda poderão se vacinar.
A vacina é aplicada em todas as Unidades Básicas de Saúde de Barbacena e da zona rural, além da Central de Vacinas, localizada na Praça Conde de Prados.
Fonte: Correio da Serra / Jornalismo 93 FM