Mesmo com a seca, reservatórios de Barbacena seguem estáveis

O longo período de estiagem, atrelado às queimadas, vem impactando a vida e o cenário do país ao longo do último mês de agosto e início de setembro. Na região, um fato que chamou a atenção recentemente foram registros da famosa Cachoeira do Bom Despacho, localizada na cidade de Santa Cruz de Minas, há cerca de 59 Km de Barbacena. Nas imagens feitas por internautas, a queda-d’água se apresentava praticamente seca.

Diante da situação da cidade vizinha, que não é exclusiva, uma vez que os até os níveis dos reservatórios das hidrelétricas vem caindo em todo o país, o jornalismo da 93 FM entrou em contato com a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) e o Serviço de Água e Saneamento (SAS) para obter informações sobre os reservatórios que atendem Barbacena.

De acordo com Notas emitidas pelas duas instituições, apesar da redução na vazão dos mananciais utilizados para o abastecimento da região causada pelas altas temperaturas e pelo longo período de estiagem, os reservatórios continuam em níveis adequados, garantindo o fornecimento de água à população sem prejuízos.

No entanto, tanto o SAS como a Copasa reforçam que, embora o abastecimento esteja regular, é importante o uso consciente da água, especialmente durante este período de calor intenso e estiagem prolongada. Por isso, se recomenda varrer o passeio em vez de lavá-lo; a utilização de um balde para lavar o carro em vez de mangueira; banhos rápidos; regar plantas com regador, evitando o uso de mangueira; fechar a torneira enquanto escova os dentes ou faz a barba; e fechar a torneira na cozinha enquanto ensaboa a louça, retirando os restos de alimentos antes de lavá-la.