MG tem 89.122 pessoas com a segunda dose da vacina contra Covid em atraso

Minas Gerais tem 89.122 pessoas que estão com a segunda dose da vacina contra a Covid-19 em atraso e ocupa a 5ª posição entre todos os estados do país que possuem alguma parcela do 1,5 milhão de brasileiros que deixaram de tomar a segunda aplicação do imunizante. Os dados são do Ministério da Saúde e foram divulgados nesta terça-feira (13).

Questionada sobre o motivo desse atraso, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) disse que a execução das campanhas de vacinação é de responsabilidade dos municípios e que “toda dose aplicada deve ser registrada tanto na plataforma SI-PNI, do Ministério da Saúde, quanto no Vacinômetro da Secretaria, que é um complemento ao federal e o seu objetivo é monitorar e consolidar o quantitativo de doses aplicadas nas cidades por grupo prioritário”.

Em nota, a SES-MG ainda informou que segue as determinações do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 e orienta aos municípios que “atrasos em relação ao intervalo recomendado para cada dose da vacina devem ser evitados”.

Proteção comprometida – Especialistas em imunização dizem que a aplicação da segunda dose é importante para garantir a segurança sanitária de toda a população. De acordo com o diretor da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), Renato Kfouri, estudos científicos publicados até o momento mostram que a eficácia da vacina anti-Covid só é atingida com a aplicação de duas doses do imunizante e deixar de tomar a segunda dose pode comprometer a proteção individual.

O Ministério da Saúde reforça que mesmo aquelas pessoas que perderam o prazo estabelecido no cartão de vacinação para o reforço da vacina da Covid-19 devem comparecer em uma unidade de saúde para receber a segunda aplicação e, assim, garantir a completa eficácia dos dois imunizantes usados no país.

FONTE: O TEMPO