No Minas Consciente foram reclassificadas sete macrorregiões para ondas mais limitadas, a macrorregião Centro-Sul que reúne as microrregiões de Barbacena, São João Del-Rei, Conselheiro Lafaiete e Congonhas, é umas delas. Em Barbacena, essa fase já vinha sendo praticada antes da reclassificação.
Já havia sido autorizado pelo Estado o avanço para a onda verde, que é menos rígida quanto às normas de saúde, porém os municípios voltaram para a onda amarela fase na qual são liberados serviços como salões de beleza, clubes, academias, e o consumo em restaurantes e bares. Após essa autorização, Barbacena continuou na onda amarela.
De acordo com o secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, a regressão de metade das macrorregiões em Minas Gerais foi impulsionada pelo aumento de casos na última semana, reflexo principalmente das movimentações das eleições. Um dos principais motivos para que houvesse essa reclassificação foi a alta de 27% no índice de contaminação da Covid-19 nos últimos dias.
Recomenda-se que as pessoas mantenham as regras de distanciamento e isolamento social, além do uso constante de máscara e álcool em gel.
Na onda amarela é permitida a abertura de – Bares (consumo no local); Autoescolas e cursos de pilotagem; Salões de beleza e atividades de estética; Comércio de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo; Papelarias, lojas de livros, discos e revistas; Lojas de roupas, bijuterias, joias, calçados, e artigos de viagem; Comércio de itens de cama, mesa e banho; Lojas de móveis e lustres; Imobiliárias; Lojas de departamento e duty free; Lojas de brinquedos; Academias (com restrições); Agências de viagem; Clubes.