Os profissionais das Forças de Segurança e Salvamento e das Forças Armadas começaram a ser imunizados em Minas Gerais, conforme orientação do Programa Nacional de Imunizações, do Ministério da Saúde (MS).
A partir da 11ª remessa, recebida em 1/4, parte das doses de CoronaVac já será utilizada para imunizar 4.205 militares, o que corresponde a 6% deste público-prioritário tomando a D1 (ou primeira dose).
Está prevista, nesta estratégia, a imunização de policiais militares, policiais civis, bombeiros, policiais penais, agentes socioeducativos, guardas municipais, policiais federais e rodoviários federais, além de representantes do Exército.
Algumas das cidades da região que esses profissionais já receberam a primeira dose da vacina foram: Santana do Garambéu, Desterro do Melo, Senhora dos Remédios e Santa Rita do Ibitipoca.
A vacinação das Forças de Segurança será ordenada por critérios de prioridade, visando contemplar os profissionais mais expostos à covid-19. Serão vacinados: os trabalhadores envolvidos no atendimento e/ou transporte de pacientes, trabalhadores envolvidos em resgates e atendimento pré-hospitalar, trabalhadores envolvidos diretamente nas ações de vacinação contra a covid-19, trabalhadores envolvidos nas ações de vigilância das medidas de distanciamento social, com contato direto e constante com o público independente da categoria.
Fonte: Agência Minas