Os índices de casos de morte por Covid-19 em Minas Gerais chegaram a 9.990 neste sábado (28), após a confirmação de mais 42 óbitos pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG). Há uma tendência de aumento da média de mortes pela doença em todo o estado, além de uma alta no índice de internações, que preocupa os profissionais da saúde e gera alerta à população.
Também foram confirmados 3.265 casos de Covid-19 em Minas, que agora soma 412.996 doentes desde o início da pandemia. Em uma semana, foram 17.462 novas confirmações da doença. Aos sábados, a SES-MG não divulga detalhes sobre os casos, como levantamento por cidades e data dos óbitos.
Apesar da maioria dos pacientes que contraíram o coronavírus (375.890) esteja curada, quase 24 mil continuam em acompanhamento no Estado, onde a ocupação de leitos de UTI é de cerca de 64,5%.
Nesta semana, o governador do Estado Romeu Zema disse temer uma segunda onda da pandemia, possibilidade que ainda está em debate entre pesquisadores brasileiros. Projeções da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) mostram risco de aumento de casos em regiões de Minas.