Destaque

Minas Gerais suspende a vacinação contra a febre aftosa em 2023

Este ano, o estado de Minas Gerais realizará a fase final da campanha de vacinação contra a febre aftosa. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) anunciou neste sábado (30/04) que, durante a abertura da Expozebu em Uberaba, no Triângulo Mineiro, as vacinas para a doença serão suspensas em Minas e demais regiões a partir de 2023.

Seis estados fazem parte Bloco IV do Plano Nacional de Vigilância da Febre Aftosa e cumpriram os pré-requisitos do plano estratégico de imunização. Para os pecuaristas, esse avanço se traduz em menores custos de produção, abertura de novos mercados e maiores retornos por tonelada exportada.

Além de Minas, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins e Distrito Federal também serão beneficiados pela medida. Outros quatro estados do bloco – Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo e Sergipe – devem manter as duas fases de vacinação previstas para o próximo ano. Minas Gerais se une a Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Acre, Rondônia, parte do Amazonas e parte do Mato Grosso. Esses estados se tornaram zonas livres de febre aftosa sem imunização.

O estado registrou a doença pela última vez em 1996. A Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) considerou a doença erradicada no estado em 2001, após fazendeiros persistirem em campanhas de vacinação e vigilância sanitária por anos. Desde então, Minas Gerais é reconhecida por órgãos internacionais como área livre de febre aftosa com vacinação obrigatória contra a mesma.

Fonte: Agência Minas

Continue Lendo

Destaque

Hoje (15) acontece a primeira sessão da Câmara após recesso parlamentar

Hoje (15), a Câmara Municipal de Barbacena volta às suas atividades regulares após o recesso parlamentar, conforme estabelecido em seu Regimento Interno. Os vereadores retomam as sessões às 19h30. Durante o recesso, a área administrativa planejou as atividades para o ano, enquanto os vereadores se dedicaram a outras responsabilidades ligadas ao mandato. 

Com informações da Câmara de Barbacena

Continue Lendo

+ Acessadas da Semana