A rede mineira de atenção à Saúde do estado entrou em colapso, afirmou o governador Romeu Zema, na tarde desta terça-feira, 16. Segundo o chefe do Executivo estadual, há ao menos 200 à espera por leitos de UTI. Ele citou ainda os números preocupantes do informe epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde nessa segunda-feira (16/3): 85,3% das vagas de terapia intensiva estão ocupadas.
“Começamos a assistir uma cena de horror. Pessoas clamando por atendimento e não há vaga. Queremos isso em Minas? Vermos pessoas morrendo nas ruas? Chegamos no ponto em que nosso sistema de saúde entrou em colapso. Mais pessoas procuram do que temos capacidade de atendimento. O Estado não tem mais capacidade de atendimento”, afirmou Zema durante coletiva de imprensa concedida esta manhã.
Em Barbacena, no final de semana, foi noticiado que 100% dos leitos de UTI COVID-19 na Santa Casa e no IMAIP teriam 100% de ocupação.
Nesta terça-feira (16) o país registrou o triste recorde negativo de 2.842 mortes em 24 horas, chegando ao total de 281.626 desde março do ano passado.