O novo comandante da Força Aérea Brasileira, tenente-brigadeiro do ar Carlos Baptista Júnior, iniciou a carreira como militar na Escola Preparatória de Cadetes do Ar (Epcar) em Barbacena. A cerimônia de transmissão de cargo ocorreu na segunda-feira (12) na Base Aérea de Brasília (DF).
Na ocasião, o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), presidiu o evento em que o tenente-brigadeiro do ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, no cargo desde janeiro de 2019 e pediu demissão, transmitiu o comando da Aeronáutica para o tenente-brigadeiro do ar Carlos Baptista Junior.
Ontem, quarta-feira (14), a Epcar declarou que a cerimônia representou um sentimento especial para a instituição: “Isso porque o novo comandante iniciou sua carreira, há 46 anos, na Nascente do Poder Aéreo, como carinhosamente é conhecida a Escola sediada em Barbacena”.
O tenente-brigadeiro do ar Carlos Baptista Júnior é natural de Fortaleza (CE) e ingressou na Força Aérea Brasileira (FAB) em 3 de março de 1975 e foi promovido ao posto de tenente-brigadeiro em 31 de março de 2018.
O comandante da Epcar, brigadeiro do ar Paulo Ricardo da Silva Mendes, esteve presente na solenidade em Brasília e reafirmou que a indicação de um aluno veterano da instituição ao cargo máximo da Força Aérea é a certeza de que a Escola continua, há mais de 70 anos, cumprindo a missão institucional com muito sucesso.
Fonte: G1