O Governo Federal anunciou um novo edital do programa Mais Médicos, com o objetivo de ampliar o acesso à atenção primária no Sistema Único de Saúde (SUS). Estão disponíveis 3.174 vagas para inscrição em todas as 27 unidades federativas. Do total, 3.066 vagas serão distribuídas em 1.620 municípios e 108 são destinadas aos 26 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs). Em Minas Gerais, estão previstas 257 vagas em 163 municípios, sendo duas delas em Barbacena, além de duas vagas no DSEI Minas Gerais e Espírito Santo, em São João das Missões. A cidade com maior número de oportunidades é Ribeirão das Neves, com 13 vagas. O prazo para inscrições vai até a próxima quinta-feira (8).
A distribuição das vagas leva em conta a atual quantidade de profissionais em cada região, conforme a Demografia Médica 2025. O estudo, divulgado em 30 de abril, orienta a priorização das áreas mais vulneráveis e com menor número de médicos por habitante. A maior parte das vagas destina-se a municípios de pequeno porte, seguidos pelos de médio e grande porte.
O programa está aberto a três perfis: médicos com registro no Brasil, brasileiros formados no exterior e médicos estrangeiros habilitados, sendo exigido um treinamento específico (MAAv) para os dois últimos. Segundo o Ministério da Saúde, o Mais Médicos já beneficia mais de 63 milhões de brasileiros em 4.200 municípios, com cerca de 24,9 mil profissionais em atividade.